Afinal, qual é a grande dificuldade do desfralde noturno?
? Ele pode demorar (bem) mais que o diurno
? Pode exigir mais dos pais, principalmente se a criança não estiver preparada (!!)
? Pode haver regressão por inúmeros motivos, e isso assusta, mas vamos falar um pouco sobre isso (que está tudo bem, não tem problema, faz parte!)
? Há pressão externa (como tudo depois que os filhos chegam
), e precisamos esquivar fugindo pra as colinas para não achar que há algo de errado com nossos pequenos!
Então, vamos começar pelo começo! Rs Em entrevista para o blog Bossa Mãe, Dra. Teresa Ruas – consultora em desenvolvimento infantil – diz:
“O desfralde noturno também deve seguir importantes sinais, como: a criança acordar seca e fazer aquele xixi (de grande volume) já na privada/penico, pedir para não usar mais as fraldas e/ou se sentir incomodada com elas, acordar no meio da madrugada e pedir para ir ao banheiro, demonstrar sinais de independência, como saber tirar e colocar a calça.”E por que demora mais? Porque, percebam pelos sinais citados, que exige ainda mais da criança (desenvolvimento motor e cognitivo) do que o desfralde noturno, uma vez que além de perceber e segurar, a criança precisa acordar, acordar o adulto, ir até o banheiro e depois voltar para a cama. Ou seja, exige bem mais autonomia e maturidade. E isso pode levar bastante tempo!
E como fazer? Particularmente, sou contra evitar líquidos próximo à hora de dormir, ou ficar acordando a criança para fazer xixi. Pois quando falamos de desenvolvimento infantil e tempo, estamos falando que, quando você perceber que está começando a forçar a barra, provavelmente você precisará voltar duas casas, respirar fundo e dar mais tempo ao tempo.
Então, se ainda não há esse controle para a criança, é o maior sinal de que ela ainda não está pronta para o desfralde noturno, mesmo já tendo desfraldado de dia. E está tudo bem!!!
E como fazer? Nossa sugestão é levar da forma mais natural possível e seguir a dica montessoriana de se tornar um OBSERVADOR.
Deixe que A CRIANÇA CONDUZA O PROCESSO, percebendo os sinais que ela dá. A fralda pela manhã está seca, a criança já pede à noite para ir ao banheiro, acorda e faz um grande xixi no banheiro. Assim, naturalmente, a fralda passa a não fazer mais sentido e deixa de ser necessária.
1 Comentário
Excelente!
Adicionar comentário