Desmame noturno e cama compartilhada

Desmame noturno e cama compartilhada
Dá para fazer desmame noturno em cama compartilhada? Dá.
Será mais difícil? Olha, provavelmente sim.
Assim como é mais difícil para a maioria das mãe solo ou para quem, por outros motivos, não conta com ajuda de outros adultos na madrugada.
Mas não é impossível! Pode, apenas, demorar um pouco mais.
Se for desejo da família aproveitar o momento para passar a criança para o próprio quarto, ou para outra cama, faça isso antes do desmame noturno, para que a criança não associe a mudança com a perda do tetê e crie uma rejeição com o quarto ou cama nova. Nossa sugestão é que primeiro faça a mudança e só depois de algumas semanas comece a condução do desmame noturno.
Agora, se a intenção for continuar a cama compartilhada, sem problemas. Durante a fase de desmame noturno, converse com a criança, explique sobre a importância de dormir e leia o livro “Mamar quando o sol raiar”. A fase de planejamento é igual para todos, independente do local onde a criança dorme. Você precisa preparar a criança para a alteração na rotina, fazer os combinados. Explicar como será a madrugada sem tetê.
Para as mães que amamentam à noite em cama compartilhada, o desmame noturno é especialmente difícil porque muitas vezes, com o peito para fora, a mãe nem sabe quantas vezes amamentou e por quanto tempo. Então, quando decide não mais amamentar durante a noite, ela também passará por um ajuste de rotina. As dicas à seguir são bem legais e podem ajudar o processo!

autor teksomolika by freepik

1. À noite, mude de lugar na cama com seu parceiro, para quebrar o hábito da criança de sempre encontrar o tetê no mesmo lugar. Assim, quando a criança acordar e não encontrar o seio no local de costume, todos vão despertar e poderão seguir com o que foi combinado.
2. Use roupas que dificultem o acesso ao seio. Se você amamenta muito à noite, pode ser que já use um pijama que facilite o processo. Então, agora mude. Use um top de ginástica, uma camiseta de gola fechada, com a barra para dentro do short/calça. Use o pijama do marido se precisar, mas mude. A alteração vai fazer você despertar junto com seu filho e seguir com os novos combinados.
3. Tenha sempre uma garrafa de água por perto, para oferecer nos despertares, em vez de LM.
4. E abrace seu filho com seu colo encostado nas costas dele, para que o acesso ao tetê não fique direto e ele consiga entender melhor que não adianta tentar, porque a hora de mamar ainda não chegou. Afinal, mamar só quando o sol raiar.
Boa sorte e boa noite!

Adicionar comentário